sábado, 5 de outubro de 2013

Conhecimentos sem os quais não se consegue viver (ou então só se tem uma vida assim nhonhó)

O meu pai é pseudo-agricultor. Ou seja, depois de se reformar ficou com a mania que planta cenas. No fundo, limita-se a obedecer à mãezinha, que é bióloga de formação e até percebe alguma coisa do assunto. Mas isto para dizer que todos os anos, invariavelmente, ele me pede para comprar o Borda d'Água, "O Verdadeiro Almanaque", "Reportório útil a toda a gente", como o próprio se auto-intitula, que contém "todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral".

O primeiro problema este ano foi encontrá-lo. Primeiro, porque me recuso a comprá-lo a romenas. Sorry se pareço racista, temos pena, para mim isto é uma referência da cultura portuguesa. Da mesma forma, não iria ao Martim Moniz comprar caril...a portugueses. Manias, pronto. Então calcorreei algumas tabacarias na Rua do Ouro, mas que agora se transformaram em lojas de quinquilharia ou de chineses ou de paquistaneses. Foi nestes últimos que, quando perguntei se tinham o Borda d'Água, abriram um frigorífico e me deram uma garrafa de água. Quando repeti o pedido, foram buscar-me um frasco de perfume (?!).

Já com o Almanaque na mão, não resisto a partilhar alguns ensinamentos desta publicação que conta já com 85 anos e onde, quando estava grávida do Máinovo, li que quem nascesse nesse ano de 2011 teria lábios grossos, nariz desproporcionado e seria, assim vá, feiinho. Tudo coisas fantásticas para uma grávida em descontrolo hormonal. Fiquei convencida que ia parir um piqueno mutante.

Para este ano, convém saber que:
- Quem gosta de vacinar o seu gado bovino, cavalar, ovino, caprino e os porcos toca a fazê-lo em Janeiro;
- Para os nativos de Carneiro, "os homens não menos apaixonados e lutadores vão ter neste ano a glória que tanto desejam alcançar neste mundo terreno". Portanto, Carneiros, se morrerem, isto não vale para o outro mundo.
- A higiene das vacas leiteiras deve ser feita em Abril, atenção a isso hein? E querem dar-lhes suplementos de farinha? Aaaah, agora já não dá, era em Fevereiro. Paciência, que comam erva que também lhes faz bem. E cenoura, para ficarem com os olhos bonitos;
- Já castrar o gado, é só em Maio. Bicheza castrada noutro mês fica assim a modos que esquisita;
- Só para avisar que as cabras e os coelhos desatam a procriar em Maio;
- Os vossos porcos apanharam carbúnculo? Bem feita! Tivessem-nos vacinado contra esta maleita em Março!
- Sabem quando vos dizem "Vai mazé plantar batatas!"?: é em Junho;
- "O gado, bem bebido, sai dos estábulos ao entardecer". Tradução: as vacas apanham grandes tosgas e soltam a franga antes da hora de fazer ó-ó;
- Semear beldroegas é em Julho, bem como produzir estrume;
- Para depois estercar (que verbo fofinho) as árvores em Outubro;
- A teimosia dos nativos de Escorpião dificulta as suas relações sociais. Por isso têm blogues e não têm de falar com as pessoas;
- Chegando a Dezembro, toca a abrigar o gado do frio e da chuva e a acarinhá-lo. É esbeijocar as vacalhôncias até mais não!
- Em relação às ápsides, o periélio será no dia 4 de Janeiro e o afélio no dia 4 de Julho (não faço ideia do que acabei de escrever, mas soa extremamente erudito. Se insultei alguém, peço desde já as maiores desculpas.)

E a parte mais importante, o "Juízo do Ano":
2014 vai ser um ano de instabilidade (really??!), de opções pouco fundamentadas e por vezes levianas (ui, seus malucos), tudo por culpa de Mercúrio, esse planeta esgroviado. Para que as grávidas não sofram o que eu sofri, informo desde já que quem parir em 2014 terá filhos "de estatura mediana com olhos pequenos e atrativos, testa larga e alta, mãos esbeltas e dedos compridos".

E a modos que é isto. Boneca Maria de Deus, a prestar serviço público desde 2013. 

3 comentários:

  1. Isto sim, é serviço público. Já n aprendia tanto em tão pouco tempo desde os tempos do TV Rural!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, o que eu me rio a ler o Bordas pá!

      Eliminar
  2. Eu nunca li o Borda d`Água na minha vida, mas já fiquei a saber algumas coisitas mto interessantes! Podes continuar! E p variar sempre me fazes rir!
    Bjinh da Tânia.

    ResponderEliminar