terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Das pessoas harmoniosas a estender roupa

Ele há pessoas que comungam de uma harmonia com o cosmos que me transcende. Essa gente, toda ela é raios de luz, magnificência cósmica, tranquilidade universal e organização cromática da roupa no estendal. 

É isso mesmo, falo dessa casta superior de criaturas que são as que estendem a roupa por cor. Não só da dita, mas também das molas. Ele é todo um dégradé no que à organização do estendal concerne, que eu acabo por me sentir a pessoa mais porca e desorganizada à face da Terra. Admito que não é preciso muito para que me sinta como tal (e é para o lado que durmo melhor), mas dei por mim a observar os estendais alheios e a pasmar com a capacidade de arquivamento roupístico em sede de estendal. Cuecame apresentado por tamanhos e cores, meias todas casadinhas com comunhão de bens, roupas organizadas da menor para a maior, e desconfio que haja quem as disponha por material. Ora váláver, materiais nobres à sombra, as trampas de poliester a torrar ao sol. 

Este é todo um mundo absolutamente alienígena para mim. A retirada da roupa lavada na máquina e subsequente penduramento estratégico da dita é um processo que lá em casa demora quase duas horas e envolve muita luta. Isto porque a criançada quer ajudar. E eu não quero contrariar, porque parece-me que lhes faz bem contribuírem para as tarefas domésticas. Mas catano, é muito difícil. O Máivelho basicamente não chateia, a não ser algumas peças que acabam por limpar o chão por não ter braços suficientemente compridos para as carregar. Ora com o Máinovo é outra história: o bicharoco ainda não tem 3 anos e, como tal, dá 20 a 0 a no jogo da teimosia contra a destreza manual. Ou seja, insiste em ajudar e não faz nada de jeito. E eu que já tenho tendência a estender tudo ao molho e fé em Deus (a única regra é esconder as cuecas e soutiens para nenhum vizinho os vislumbrar), acabo com um estendal digno de um acampamento de ciganos em dia de rusga. 

Brincadeira preferida: dizer a quem pertencem as peças de roupa, o que atrasa sobremaneira o processo, depois ir atrás dele e voltar a colocar as molas que estão tortas e depois, sem ele dar conta, retirar as molas necessárias às outras peças de roupa, uma vez que ele esgota as molas TODAS na corda da frente, que é a única que ele consegue alcançar. Sim, o gajo põe 385 molas em duas peças de roupa. Aspeto positivo: não há vendaval que as leve. 

Abaixo a ilustração: o belo estendal com as molas todas utilizadas em duas camisolas. Parte boa: esteve praticamente 2 horas entretido nisto. O resultado final é irresistível, digo eu, mas sou um pouco suspeita.

8 comentários:

  1. Eu também escondo as cuecas e os soutiens dos vizinhos... váláver... não têm nada de deitar os mirones, certo???
    Também tinha essa mania das cores das molas, até deitar tudo fora e comprar molas de madeira... acabou-se a mania que foi um consolo!

    ResponderEliminar
  2. Não, assim pode vir tornado, furacão, tromba d'água ou tudo ao mesmo tempo até, que as camisolas não voam. :D Grande trabalho, sim senhor!

    ResponderEliminar
  3. Uma delicia...sim senhor.

    já dizia a minha mãezinha: o trabalho do menino é pouco mas quem o desdenha é louco.

    ResponderEliminar
  4. Eu não consigo pendurar a mesma peça com cores diferentes... Maluquinha... I know... :O
    Mas o mái-novo é um precavido criativo (tudo muito colorido, mas muito bem preso, não há vento que lhe faça frente!!)!! Mas que belo trabalho!! E o ar empenhado e concentrado que ele tem, de mola em riste? ( Lindo!! Ahahah!!)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a ideia! Vou pôr o meu filho a estender a roupa! assim está entretido!! e deixa-me fazer outras coisas em casa e sobretudo não fica agarrado ao IPad ou á televisão, que eu já não posso com o Jake, o Mickey e a princesa Sofia!
    obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O que eu já me ri!! :D
    Primeiro, desconhecia que houvesse gente com tais pancadas!! Organização de roupa no estendal por cores, molas a condizer, etc?? lolol Há de tudo neste mundo mesmo!
    Segundo, que riso a pancada do teu filho mainovo! :D Aquelas T-shirts devem ficar prontinhas para estar a passar a ferro 3h para tirar as marcas de tanta mola!! Ahahah :D
    Muito bom! O teu blog Boneca é uma verdadeira terapia para mim! :) Quem me vê a rir como uma tolinha a olhar para o pc, só pode pensar.....Tá doida!? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da ideia de as pessoas passarem por maluquinhas no trabalho às minhas custas!! Volta sempre! :)

      Eliminar