quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lições de boa disposição

Tenho em casa duas crianças felizes, o que me deixa bastante orgulhosa. Mas, quando a felicidade e boa disposição das criaturinhas assoma de manhã, assim pelas 6h30 quando os vou acordar para os levar ao pediatra, é coisa que me apoquenta. Isto porque eu, embora pareça um doce de pessoa, que sei que é o que transparece, sou o ser mais mal-disposto a acordar que foi botado à face desta terra. Aliás, fico inclusivamente irritada com a boa disposição alheia. Que o diga Mãezinha, que, antes de desistir de me acordar - nos tempos da adolescência - mandava o desgraçado do meu irmão, que entrava no meu quarto a tremer, praticamente a chorar e com medo de levar uma dentada. Era assim, eu. 

Com o passar do tempo, lamentavelmente, não melhorei. Grunho, rosno e emito uma série de outros barulhos incompreensíveis, mas que me ajudam a começar o dia com menos infelicidade. Depois, entro no quarto das crianças e sou brindada com sorrisos, canções e mimos e fico a pensar de quem serão eles, porque meus e do meu mau-feitio não serão com toda a certeza. 

Um destes dias, o tal em que os levaria ao pediatra, o Máinovo acordou muitíssimo bem disposto, e decidiu levar o seu próprio estetoscópio e uma guitarra da feira, objetos absolutamente imprescindíveis para o evento em causa. Ora o estetoscópio é cena que não maça, já uma guitarra com metade das cordas partida e a outra desafinada é coisa que entra pelos ouvidos de uma Mãe adentro, sobretudo uma que está com a neura por ter dormido 4 horas e que vai a ouvir berraria de duas canas rachadas todo o trajeto Alcochete-Lisboa. Não se calaram um segundo, e se esta gente canta alto, deus meu, que nem me conseguia ouvir pensar. Já em Lisboa lá se calaram ao receberem o Destak pela janela, acontecimento que não se vê na margem sul e que deslumbrou piquenos campónios. Fiquei, portanto, a par das contratações para a próxima época e a saber que "Ca nojo, mãe, a Irina e o Ronaldo arrebentaram os fãs!" (o verbo era "arrebataram").

Chegados ao pediatra, constatei com alguma mágoa que sou do tempo em que aguardava pelo médico numa sala de espera escura e com meia dúzia de livros rasgados por outros terroristas. Estes lordes têm uma Xbox à disposição, um escorrega e livros com a capa inteira. Ora porra, assim também eu acordava bem-disposta para ir à consulta.

13 comentários:

  1. Eu tb acordo sempre muito mal-disposta, mas tenho uma família que acorda demasiado bem-disposta, e aí é que está o problema.
    O meu pai acorda todo feliz, "Bom diaaaaaaaaa!", "Dormiram beeeeem?", depois assobia pela casa toda, salta e pula como uma criança.
    E eu, que gosto de acordar com calma, tranquila - e que até posso ter acordado minimamente bem-disposta naquele dia -, fico logo de mau humor assim que começo a ouvir toda a gente alegre.
    É respirar fundo, Boneca! Respirar fundo e contar até 10... Ou 100 :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que nervos que me dá gente bem disposta logo pela manhã! Grrrrrrr

      Eliminar
  2. Pois eu já cheguei a dizer ao meu namorado: "Quando tenho sono e estou calada, não fales comigo!", eis que quando isso acontece oiço sempre "O que se passa? Porque é que estás chateada? Fiz alguma coisa? Porquê esse mau feitio?" e pronto, lá tenho de responder coisas giras como "Cala-te porra, tou farta de tóvir" (dito aos berros claro) ou "F*da-se, mas quem é que te disse que tou chateada, hum? quem foi? será que por não estar constantemente a sorrir já quer dizer que tou chateada? Irra, rais parta!" (Dito em voz não muito cordial, mas mesmo assim sem estar mal disposta...)
    Como eu te compreendo Boneca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela solidariedade :)

      Eliminar
    2. Ora essa, disponha sempre! :P

      Eliminar
    3. Aqui não é preciso assinar, pois não???

      Eliminar
    4. Zabel, filha, és tu?!

      Eliminar
  3. acordar às 6h30 para ir ao médico, fez me lembrar as idas da esposa, com a minha companhia claro, ao obstetra. Também saiamos às 6h30 de casa!!!Oh margem sul a quanto obrigas!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Tb tem muitas vantagens, vamos concentrar-nos nelas!

      Eliminar
  4. e ser acordada por uma coelha ao saltos ou a tentar subir para a cama e com lambidelas no nariz ou braço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa coelha já ia pro forno, não?

      Eliminar
  5. Sra. Dona minha mãezinha sempre diz que fui criança extremamente bem disposta ao acordar. Ao que parece era daquelas que acordava sempre com um sorriso. Hoje já não posso dizer o mesmo. Devo ser das pessoas com pior acordar de sempre. Ai de quem se atrever a respirar mais alto. Passo-me logo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pelo menos sou consistente. Sempre má.

      Eliminar