sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia de S. Valentim em Alcochete

O Dia de S. Valentim é uma efeméride festejada com pompa e circunstância na bela vila de Alcochete, em particular nas freguesias de S. Francisco e do Samouco. Estes lugarejos pitorescos são engalanados com balões vermelhos e brancos, com dizeres do tipo "Tó, estou à tua espera no estacionamento dos barcos", "A Associação Desportiva Samouquense apoia o amor intraregional" ou "Em Alcochete faz-se um belo mi#%&€", as janelas enfeitam-se de ursos de pelúcia fofinhos alusivos à época e os habitantes com idades compreendidas entre os 15 e os 67 anos andam aos linguadaços na rua. Cortejos alegóricos de cupidos, enfermeiras sexy e vampiros tesudos percorrem as ruelas, alimentando-se do peixe que os autóctones vão grelhando e lhes oferecendo em tempo real e também das famosas fogaças. Ao cair da noite, há largada de touros cobertos de bandarilhas em forma de coração e todos os casais fazem o amor na praça de touros ao luar. 

Quem não tem par, nesta altura é certo que arranje, porque esta zona da margem sul, aka o paraíso na terra, alberga em seus sapais uma espécie de mosquito carregado de feromonas que pica as moças e moços casadoiros, tornando-os mais propensos à trungalhunguice e à partilha de sandes de coirato, não necessariamente por esta ordem. 

Eu pessoalmente vibro que nem doida com as festividades valentinianas em Alcochete, em grande parte devido ao facto de o Freeport se encher de luz e cor e fazer promoções nas cuecas alusivas à época, a quantidade de tecido inversamente proporcional ao desconto, é a loucura.
 
Neste dia, nós os aborígenes alcochetanos sentimo-nos abençoados por viver em semelhante povoação. E rejubilamos e cantamos numa só voz, todos nus. E bebemos. Eu comecei um dia antes. Não sei se se nota.

4 comentários:

  1. S. Valentim... hum... ok....
    (Confesso, hei-de morrer como uma old cat lady...)
    IF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que se tenha percebido, pela ironia, que é época que me tira do sério. Mas no mau sentido.

      Eliminar
    2. Sim, somos duas... mas tu ainda tens o teu PT para descarregar a frustração... eu só tenho um gato (de 4 patas!!!)
      IF

      Eliminar