terça-feira, 17 de março de 2015

E quando uma leitora vos oferece bolos, isso é...

... lontrice pura. E motivo para perceber que se calhar falas demasiado sobre comida, fotografas demasiada comida, escreves demasiado sobre comida. Toma vergonha na cara, grande lontra, fecha esse poço sem fundo a que chamas de boca e larga os doces (*diz, enquanto mastiga um bolo de chocolate*)

Só que depois aparecem pessoas fofinhas, como a Jane Silva, leitora assídua, que, num ato de regionalismo abnegado, porém aceso, ao ler os meus elogios aos travesseiros da Piriquita aqui, não esteve de modas e bombardeou-me com uns bolos do demo lá da terra dela, gostosos comócatano, que iam dando galheta lá em casa. Até Mãezinha considerou distribuir arrochada para se arrefinfar aos ditos. Só sobrou um pedacito para Senhor meu Marido e outro para compadre, que voltou a dar azo à veia de poeta, como podeis constatar mais abaixo.

Os ditos pampilhos são de Santarém e envio daqui, além de uma grande beijoca repenicada seguida de uma vénia daquelas de testa no chão e rabo no ar à Jane, um valente pontapé no nalguedo ao carteiro que entregou aquilo de pernas para o ar e me fez andar a lamber a caixa por dentro. Como se eu já não desse motivos suficientes aos meus filhos para me acharem chalupa.

Oh a mãozinha sapuda do Máinovo,
antes de levar uma traulitada
 do Máivelho, por ter dito
"São meus!".
Andei a fazer Tetris com isto para a foto.
Só depois desatei a lamber a caixa.


Posto isto, cá vai, da autoria do compadre, depois de ter comido a parte que lhe sobrou e emborcado uma garrafa de jeropiga:

Lá das planícies pejadas de campinos
Chegaram bolos deliciosos e finos
De um doirado que a um loiro escarnece
De uma doçura que ao açúcar aborrece


Generosas broas gulosamente recheadas
Quais pequenas varas de ovo tostadas
Às quais apetece gritar um “boas como o milho”
Para em seguida abocanhar sem perdão o pampilho

30 comentários:

  1. Boneca adoro pampilhos....confesso que não sou guloso mas há algumas coisas que são irresistíveis...esse é um dos casos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia e fiquei fã!

      Eliminar
    2. Boneca, o mundo que tens andado a perder... e bem que podias partilhar um desses conjuntos de massa com um conterrâneo margemssulense...

      Eliminar
  2. Oh pah, oh pah, oh pah, não sobrou nada, nada, nadinha????
    Também queroooooooo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que nem uma migalha. Aliás, se tivesse sobrado, o Máinovo achava. ;)

      Eliminar
    2. Ohhhhh, snif snif... então e agora????

      Eliminar
    3. "Mija na mão e deita fora", já dizia a minha saudosa Avó. E assim se percebe a quem eu saio...

      Eliminar
    4. Ahhahahahahahahaha, diziam-me isso quando era miúda! Já me fizeste rir à grande aqui no gabinete, pah! Achas isso bem, achas, achas??? Eu também! ;)

      Eliminar
  3. Há leitoras que querem ver a Blogger mais fofinha e maluca a malhar como se não houvesse amanhã!!! Parece que não chegaram muito partidos e isso é o importante!!! Já me estou a babar só por isso vou ali comer um pampilho e já volto!!! Boneca não te deixes enganar os bons são só os dessa pastelaria!!!! Cá beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jane, coisa máilinda de sua Boneca gorda e anafada! Cá beijinho

      Eliminar
  4. Xinapá, ca grande sorte. Bom, bom, seria a Boneca Maria partilhar com as suas leitoras diárias. Isso sim, seria bonito de se ver eheheh Nem se nota que deste lado também está uma ganda lontra, é só mesmo porque temos de ser umas para as outras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAHAHA #cagandalontra choca aqui!

      Eliminar
  5. Boneca, tens que experimentar os Cartuchinhos de Cernache do Bonjardim. Uma loucura de maravilhosos que são! :P Bjs MR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei do que estás a falar, mas soa supimpa!

      Eliminar
    2. Boneca Maria de Deus, eu acabo o que a MR começou: são cartuchos de amêndoa com doce de ovos, ora mica aí o link: https://www.google.pt/search?q=cartuchos+de+amendoa&rlz=1C1FDUM_enPT473PT475&espv=2&biw=1920&bih=985&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=sjsJVdiCKcneU4DcgeAM&ved=0CB4QsAQ
      De nada, sim???

      Eliminar
    3. Xinapá, que maravilha...

      Eliminar
    4. Binde que tens onde dormir, vá! ;)

      Eliminar
    5. Enviei foto (por mensagem no face) de uns que acabei de comer :P MR

      Eliminar
    6. Já te insultei suficientemente por lá! :)

      Eliminar
  6. Cat de Castromarço 17, 2015

    Ai ai ai que eu fiquei a babar como se nao houvesse amanha :D. Nunca provei os pimpolhos, mas só o aspecto já dà para perceber que devem ser mesmo muy ricos. Ainda por cima aqui en terras de nuestros hermanos a doçaria é coisa que não lhes assiste mt, e ver estas iguarias escarrapachadas faz-me querer ir a casa num instantinho só para adoçar o bico.

    Muñekita sua sortuda (é assim que se escreve?!?! Agr fiquei baralhada catano).

    Ca besito para o mundo muñekiano,
    Cat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prémio para a Cat, que chamou pimpolhos aos bolos! :D muito bom! Cá besito.

      Eliminar
    2. Cat de Castromarço 17, 2015

      Opahhhh, e o pior é q estava convencidinha que os bolos se chamavam pimpolhos :))). Mas se o prémio for uma caixinha como a da foto eu aceito. Para quem mando a morada? Eheheh :)))

      Ca besito e vou mas é dormir que isto é resultado de mta falta de horas de sono (ou da minha lerdice natural =))

      Eliminar
  7. Oh, também nunca provei! Não sobrou nem uma trinquinha???

    ResponderEliminar
  8. Adoro pampilhos, principalmente os da Bijou. Houve uma época em que comia um por dia, quando o corpinho nem dava por nada (há tantos, tantos anos!). Santarém é também a minha terra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um por dia? Definição de céu. ;)

      Eliminar