sexta-feira, 12 de junho de 2015

As noivas de S. Francisco de Alcochete

Para se ser noiva de S. Francisco de Alcochete é preciso preencher os seguintes requisitos: i) fazer parte da comissão organizadora de arraiais que envolvam largadas, entremeadas e bejecas até às 4 da matina e achar que isso é bué fixe; ii) ter menos de 30 dentes na boca (pontos extra se a ausência dentária for à frente), buço bem preto e unhas de gel com o símbolo da junta de freguesia; iii) torcer pelos Benjamins C do Alcochetense aos sábados de manhã, munida de buzina ensurdecedora, leggings justas (daquelas que permitem a cartografia à área pipizal) e impropério pronto a sair na direção do árbitro; iv) dizer "Montije", "Modele" e "Fripóre"; v) estar disposta a casar com um forcado rabejador com problemas de gases (por já ter levado uma cornada - ou várias - no bufunfo). 

Os casamentos de S. Francisco de Alcochete têm lugar no meio da praça de touros e os noivos envergam barretes verdes e cajado, o qual serve, não raramente, para arrear traulitadas nos colegas, regra geral devido a rivalidades antigas por discrepâncias de ganadaria. O próprio padre é aficionado e faz saber que se não houver silêncio na cerimónia fará a sua magia com as bandarilhas. É que aquilo é malta barulhenta e hiperativa, não como os de Santo António, que ao pé destes são uns meninos de coro.

Esta é uma festa pitoresca e tão digna como as outras lá de Lisboa, não entendendo eu, por isso, por que razão não é igualmente transmitida em direto. Discriminação geográfica é o que é. Só dizem que isto é Grande Lisboa quando é para virem às promoções no Fripóre, seus velhacos.

6 comentários:

  1. olá boneca, nem sabes como me divirto com os teus comentários, fui criada aí no convento, sim os mais antigos era assim que chamavam a São Francisco, e estas festas estão na minha memória, assim como este falar tão tipíco melhor só quando trocam o d pelo n em certo bairro do Montijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :))) aqui entre nós, por muito que goze, adooooro viver aqui! Beijinhos

      Eliminar
  2. Buço preto e unhas de gel é uma combinação que gosto bastante, então se debaixo do gel se fizer espreitar um sarro de 15 dias upa, upa!

    ResponderEliminar