sexta-feira, 5 de junho de 2015

Viagem de finalistas ou de como me estou a transformar em Mãezinha

E lá foi o rapaz, depois de uma semana a sofrer por achar que eu não o retirava do castigo que lhe impusemos por ter abusado do iPad e afins e que não iria mesmo à excursão de "finalistas" (eu sei, eu sei, só tem 9 anos, mas são modernices...). Doeu-me mais do que a ele, mas tive mesmo de o deixar marinar bem nas consequências dos seus atos. Mas adiante.

Foi dia de o deixar, pela primeira vez, fazer uma viagem que o vai tirar de casa 3 dias e 2 noites. A excitação foi tanta que pela primeira vez acordou sozinho e despachou-se, e ao irmão, pequenos almoços incluídos. As malas eram maiores que ele, muito por culpa da almofada e saco-cama exigidos, não sei bem como as vai arrastar. Nem como depois vai conseguir compor o Tetris de roupa e sapatos arrumadinhos. Nem como vai conseguir enroscar as tampas dos frascos para não voltar sopa de gel de banho e champô no necessaire.

A conclusão a que chego de todo este exercício é que me transformei na minha mãe, aliás fiz (em plena consciência) precisamente aquilo que me fazia morrer de vergonha quando era a minha mãe a protagonista: entrei autocarro a dentro (até porque a fora seria deveras difícil) a exigir um beijinho (o gajo entrou a correr com os amigos e nunca mais se lembrou de mim). Ele teve precisamente a reação que eu tinha. "OH MÃEEEE O QUE ESTÁS AQUI A FAZER DENTRO DA CAMIONETA PÁ?!" Enfim, quero cá saber, é a minha cria primogénita. Lá foi ele, meu rico filho.

Ah, e já que estamos numa de confissões, sim, eu sou aquela mãe que lambe o polegar para limpar alguma nheca que esteja nas fuças dos miúdos. E, sim, eles (tal como eu fazia quando a minha mãe me limpava com cuspo) também esperneiam e dizem "OPÁAAAA MÃEEEEE CANOJOOOO!!!"

22 comentários:

  1. Opá, limpar com cuspo está bem, MAS NÃO ENTRES NA CAMIONETA!!!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Completamente! Vai daqui um "ganda" mea culpa.

      Eliminar
  3. Olha, à custa de tanto acampamento nos escuteiros, sou aquela mãe que dá um beijinho e se vai logo embora. E não telefono à noite.
    Mas no ano passado houve acampamento regional. 4000 escuteiros, 1 semana inteirinha... E o meu coração muito apertado!
    Quanto ao último parágrafo... É tal e qual! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É outra experiência. O cuspo é geral, obviamente! :D

      Eliminar
  4. Já há bué que admiti que as mães têm sempre razão.
    Custou-me, mas teve de ser - sem sequer ter a benesse de ser uma, rai's partam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preâmbulo: ver-te aparecer faz-me ficar nostálgica, posso? Adiante, as mães são pessoas sábias, é um facto indiscutível. A menos que seja eu, que ainda tenho muito que aprender. E sou uma beca estronça.

      Eliminar
  5. Boneca, eles quando não estão na nossa presença fazem tudo e mais alguma coisa sempre direitinho! Vais ver que os frascos vão vir direitinhos sem entornar no necessaire! Eheheheh
    Essa do cuspo não faço ( faz o maridão! Eheheheh) mas o entrar na camioneta essa eu fazia! :)
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Ainda só vou na fase do "filha és", isso dá-me o direito de continuar a espernear de cada vez que a minha mãe se lava em lágrimas antes de eu apanhar o avião? =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que no dia em que ela não fizer isso vais estranhar e até ficar triste ;)

      Eliminar
  7. Eu tambem tenho o vicio de as limpar com cuspo loool e a minha filha diz me exactamente o mesmo: Ca nojo! Conheces a agua??
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Imagino o sofrimento dele.... Sem ipad não somos os mesmos! Mas se lhe derem um iphone é remédio santo para o largar :P
    Agora o que realmente interessa. Eu que passei por isso há apenas uns anitos, garanto que, pelo simples facto de sabermos que a mãe não está à nossa beira para tomar atenção por nós, fazemos tudo muito mais cuidadosamente e pensamos muito bem se é assim (ou não) que temos que fazer. E não satisfeitos verificamos se esta tudo bem feito 2x, no mínimo! Isto no 4ºano, depois disso não garanto que o caso não mude de figura ;)
    Ainda bem que eu nasci no Porto (agora porto?!) e viemos morar para Viseu (viseu?!). Ainda bem que a minha mãe continua a ir para lá todos os dias trabalhar. Isso garante-me que, assim como nunca aconteceu, ela não vai entrar disparada no autocarro só para se despedir, mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois deste belo testemunho em primeira mão, fico mais descansada :) em minha defesa: ele não me pareceu muito envergonhado ;) beijinhos Miguel

      Eliminar
    2. Ainda bem que fui minimamente util! Acho que foi para ser simpático, não podia arriscar uma mudança de humor e voltar para casa ;)
      Vinha perguntar se tinha chegado inteiro, ja percebi que sim. Havia sopa no necessaire? Beijinho ;)

      Eliminar
    3. Hahaha, na volta foi isso. Por incrível que pareça, veio tudo bem arrumado, a roupa é que veio porca e mal cheirosa, credo, parece que andou a rebolar numa pocilga. Beijinho!

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Muitíssimo bem. Veio feliz e imundo, como deve ser ;) Beijinhos, obrigada por teres perguntado!

      Eliminar
    2. Boa! O surro é directamente proporcional à felicidade! :D

      Eliminar