sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mais umas achegas sobre o Facebook

Depois deste post (sobre a etiqueta em posts de desgraças) e deste (mudanças das fotos de perfil) ou ainda deste aqui (as páginas conjuntas), continuo com muitas interrogações e, sobretudo, algumas certezas que, ao contrário do que eu pensava, não são senso-comum. E bem sei que este é mais um texto em que está patente o meu mau-feitio e tal, mas se eu fosse fofinha e amorosa quer-me cá parecer que vocês não me amavam da forma tão assolapada quanto me amam. 

Bom, feito este intróito que tanto tem de imbecil quanto de alucinado, gostaria de compilar as razões que me levam a eliminar determinados pedidos de amizade no Facebook, não sem antes me perguntar "Mas porquêeeeeeeeeee?!", ou "Olham'outro que come cocó."

1 - Pessoas que conheci uma vez, numa festa, onde até estava com um ligeiro pifo e com quem, alegadamente, terei trocado apenas duas palavras, uma delas tendo sido "sangria". Não, isso não vos qualifica como meus amigos, com acesso direto a alguns instantâneos da minha vida pessoal. Lamento.
2 - Amigos e/ou antigos colegas da escola ou do trabalho de familiares meus: OK, eu compreendo que o Zé foi muito feliz nos arraiais do Técnico com o meu irmão e que eu até sou a cara chapada dele mas em bom, mas Zé, menos sim? Não te conheço, Zé. 
3 - Esteticistas, mecânicos, padeiros, talhantes, trabalhadores das Finanças ou qualquer outro prestador de serviços com quem eu apenas tenha tido ocasionais contactos profissionais: meus caros, queiram compreender que por me terem depilado / arranjado os piscas / vendido umas bolinhas de centeio / cortado um belo naco de chambão para estufar / feito despertar em mim os piores instintos assassinos, isso não quer dizer que possam ter acesso à minha vida privada.
4 - A sogra: bora primeiro tentar ser minha amiga na vida real e só depois passamos à virtual? 
5 - Colegas de trabalho com os quais não troquei mais do que duas palavras em 15 anos e que não quero, de todo, que saibam as parvoíces que me passam pela cabeça, nomeadamente sobre os colegas de trabalho.
6 - Malta que andou na mesma escola que eu há 30 anos, mas que, já na altura, não eram meus amigos. Então expliquem-me lá isto como se eu fosse muito burra: com o passar dos anos os laços estreitaram-se, foi?
7 - Pessoas que o Facebook sugere com base no algoritmo fantástico: "tens a enorme quantia de 2 amigos em comum com esta fulana". Vamos não seguir todas as sugestões do Zuckerberg?
8 - Pessoas que verificam que têm 40 amigos em comum comigo: criaturas, se ainda assim não estão bem a ver quem eu sou, embora tenhamos tanta gente em comum (que por acaso é a turma de Combat), deixem lá isso.
9 - Leitores do blogue: meus amores, eu amo-vos de paixão, mas não vos conheço. Vocês podem achar que me conhecem, mas efetivamente quem fala convosco todos os dias é a Boneca. Essa tem uma página de Facebook que até é bem mais fixóide do que a pessoal. Não é tão melhor assim? Vá, não podemos querer tudo.
10 - Ex-namorados com quem acabei em litígio, que poderá ter incluído álbuns de fotos não devolvidas, insultos à família e ameaça de não pagamento de uma dívida de um café e um palmier coberto. Uma palavra para vocês: XÔ. É que era o que mais me faltava.
11 - Pessoas que apenas têm uma vaga ideia de quem eu sou porque fui brindada por Paizinhos com um nome estúpido fora do comum: ide pedir amizade às Zenóbias desta vida e deixai-me em paz.

9 comentários:

  1. Gosto disto! Gosto mesmo! É isso e o facebook não permitir por a foto de capa e perfil (actual) como privado -.-'
    (Voltei ao facebook depois de uma "cura" de 5 meses, acho que gosto mesmo de me por mal :D :D )

    ResponderEliminar
  2. Essa das amigas de escola que até não nos ligavam puto, ou pior que isso, nos bullyzavam e agora querem "ser nossas amigas" quando vejo até me dá o tique do "pé-chega-pra-lá" ao mesmo tempo que carrego logo no bloquear!!!
    Isso e ex-chefes que nos pedem amizade: Zuca, bota aí um botão tipo "Foda-se!!!!! Mas nem morta!!!" e que eles recebam a mensagem do lado deles assim mesmo, literal e sem filtro!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah essa de enviar um "Foda-se" é muitooo a minha cara! Ahahah

      Eliminar
  3. Pá... tanto isto. Incluo vizinhos, actuais ou antigos. Mas é que jamé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vizinhos!!! Nunca me aconteceu, mas incluo-os, for sure!

      Eliminar