segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bordas! Bordas!

Caro Leitor, 
Mais um ano; que Deus nos dê muitos mais.

É assim que começa esta publicação icónica, que todos os anos esmiúço e até tive uma leitora fofinha que fez questão de se lembrar da respetiva previsão meteorológica segundo a qual, para o dia 18/12/2015, o Bordas tinha previsto chuva, e choveu mesmo! Tungas! #bordasrules

Então, sem mais delongas, vamos lá às previsões para 2016, não sem antes vos deixar as previsões de 2015 e 2014, para quem for mesmo-mesmo masoquista. 

- Antes de mais, devo partilhar convosco que 2016 é o ano internacional dos legumes secos, portanto, vejam lá isso.
- As rimas do Bordas são mais ou menos como as do Máinovo: diz o Máivelho "Mãe, sabias que o Deus do Mar se chama Poséidon?", e vira-se o meia-dose "Olha, Poseidón rima com Darth Vadon!". Ora topem-me as do Bordas: "Em fevereiro, chuva; em agosto, uva." Meh, fraquinhos.
- Ao ler as particularidades agrícolas para fevereiro, percebi que sou uma verdadeira nabiça (que apropriado): a frase é "transplantar as cebolas a colher em maio" e eu dei por mim a pensar "Transplantar cebolas à colher?! Oh diabo, isso deve dar uma trabalheira, a não ser que eles arranjem umas colheres buéda grandes, assim tipo pá." E é isto que temos.
- O mesmo se passou com "estrafegar o vinho". Não, é "trasfegar". Em minha defesa, soa igualmente parvo.
- Fiquem a saber que se deve fornecer às vacas leiteiras suplementos de linhaça. Xinapá, se forem como eu não será só leite a sair de esguicho, não.
- O Oráculo de Março é bastante pormenorizado: as mulheres nascidas em Marco (assim, sem cedilha) são lindas, têm a pele morena e formas arredondadas. Por isso, jovem, se nasceste neste mês e és loura e magra, não existes. Xô para abril. E mais: são glutonas (aaah, por isso serem redondas), o seu cérebro trabalha muito (as outras são umas burras, portanto), têm tendência para exagerar as coisas e mentem inconscientemente. Credo.
- Em abril diz assim o Bordas: "Limpar os rebentos (ladrões)". Ora, não percebo se está a mandar os ladrões limpar os enxertos, ou se há enxertos que, se não nos pomos a pau, nos vão aos bolsos. 
- O mês de maio é injusto e preconceituoso: por um lado, manda castrar o gado, por outro, diz que é quando as cabras e as ovelhas procriam. Vida de vaca é tramada.
- Portantosss, chegamos a junho, onde surge a frase "entrada do sol em Caranguejo". Isto parece-me doloroso e deve inclusivamente queimar. Eu, pessoalmente, gosto dos meus crustáceos cozinhados de outra forma, mas cada um sabe de si.
- Amigos, ele há dias de tudo, a saber, o Dia Internacional da Mulher Rural, o Dia Internacional da Redução dos Desastres, o Dia Internacional das Viúvas, o Dia Internacional da Preguiça, o Dia do Saxofonista, o Dia do Solteiro, o Dia Europeu das Línguas (quem pensa primeiro em valentes linguadaços que ponha o dedo no ar!!) e o Dia Nacional do Cigano.
- Dia 29/6: "Por S. Pedro, fecha o rego". E por todos nós também, acrescento eu. Principalmente se fores do calibre de Máinovo, que aquilo rasga ganga que nem gente grande.
- Achava eu que o santo protetor das queimaduras era o São Bepanthene. Afinal não, é S. Marçal.
- Um grande uatafâque pelo facto de o Bordas achar que é importante assinalar o aniversário da morte de Carlos Paião.
- Não esquecer: em agosto, na vinha, desparrar moderadamente. É que se desatarem a desparrar à bruta provavelmente irão acontecer cenas más e aborrecidas.
- Dia 12/9, Dia do Programador. Uuuh, já estou a imaginar estes gandas malucos a curtirem gandas partys, altas bezanas #programadoresnightout #soltaafrangaprogramador #arrebimbaomalhoprogramadorzãogostosão.
- Há mulheres de outubro por aí? Então tomem: "Possuem uma imaginação propensa à mentira fácil e inconsciente (...) que as leva a leviandades (...) e com a idade tornam-se melancólicas e más". Porra, mulheres de outubro! Mas deixem lá, os homens, "alegres e pândegos na sua mocidade, de uma alegria um tanto grosseira e baixa, a solidão e a idade torna-os taciturnos". Não se ficam a rir.
- Retenho uma coisa sobre as mulheres de novembro, que me assenta que nem uma luva: "sabem mandar".
- Epá, olhem-me as de dezembro: "são perfeitas e vivem geralmente muitos anos". Já que são tão boas, acarinhem mas é o gado. É que o Bordas manda fazê-lo neste mês.
- Rejubilem, porque este ano temos uma página inteira dedicada aos elementos químicos das hortaliças mais comuns! Eu por acaso andava há que tempos a queixar-me que me fazia falta uma tabela com os elementos químicos das hortaliças mais comuns. Obrigada!
- Por último, o Juízo do Ano: este é o ano do Macaco, logo, o nariz do Máinovo andará (mais ainda) numa roda viva, Deus o abençoe! Todos os que nascerem neste ano serão de olhos escuros, de boa estatura, testa alta (é investir numa boa franja, portanto, embora comece a perceber que para o Bordas, todos os anos toda a gente nascerá com testa alta) e cabelos escuros.

Para o ano há mais, minhas boas gentes, e deixo-vos com esta frase, para refletirem à luz de um bom Petromax: "Saturno em trígono de fogo está associado à conjugação do nodo lunar norte em Júpiter na constelação de Virgem".

15 comentários:

  1. Boa! Boa! Viva Dezembro (posso marimbar-me no AO só um bocadinho?). Quando chegar a altura certa, farei por acarinhar a vaca, o burro e as ovelhas do(s) presépio(s), que são os únicos exemplares de gado que existe lá por casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho dois bezerros lá em casa que acarinho que me farto! :D

      Eliminar
  2. Quando li o título do post (e considerando a tua tendência natural para a parvoíce) pensei que fosses falar de outras "bordas". :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ALELUIA. Alguém que tenha percebido isso. Eu amo você.

      Eliminar
    2. Juro que tb achei que ias esmiuçar outro tipo de bordas, seguindo a temática dos regos! ;)

      Eliminar
    3. Desculpem desiludir os leitores que me conhecem!

      Eliminar
    4. Cá beijinho!
      #tambémsouafavordeumpostsobreasoutrasbordas

      Eliminar
  3. Bem, julgo que nos estás a dever um post sobre as outras bordas!
    Pat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leitores chanfrados <3

      Eliminar
    2. Boa, ainda bem que alguém puxou o assunto, não queria ser eu! :P

      Eliminar
  4. Cat de Castrojaneiro 20, 2016

    Venham as outras bordas, pq se com estas me fartei de rir com as outras os vizinhos vao pensar que "chanfrei" de vez =)
    Ca besito e amen otras bordas :D

    ResponderEliminar
  5. Vocês têm noção que são todos valentemente doentes, não?

    ResponderEliminar
  6. Sempre aqui para ajudar a provar (ou não) a veracidade do Bordas!!

    Beijinho da leitora fofinha

    ResponderEliminar